segunda-feira, 16 de março de 2015

OS TEUS OLHOS SÃO COMO OS DAS POMBAS




''Eis que és formosa, ó meu amor, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas''.

(Cânticos de Salomão 1:15)


Toda mulher gosta de ser elogiada por seu amado; imagine a felicidade dela ao ouvi-lo proferir palavras carinhosas de amor, de admiração, de respeito, exaltando a sua beleza,  e também comparando os seus olhos aos das pombas. Quer dizer, os olhos de sua amada, e o seu olhar inigualável,  inspirava nele sensações de bem-estar, de inocência e de pureza. Não despertava nele, a lascívia, a desconfiança, os pensamentos impuros.

Em outro versículo bíblico, o profeta Isaías, inspirado pelo Espírito Santo, profere as palavras de Deus, com severas advertências, as mulheres do reino de Judá. Ele minuciosamente descreve o comportamento delas, as suas demonstrações latentes de soberbas e de vaidades; o modo delas caminharem e de andarem sem naturalidade, e sim,  rebolando e forçando gingados; e o pior lançando olhares impudentes, o que exatamente eles significam?

''Diz ainda mais o Senhor: Porquanto as filhas de Sião se exaltam, e andam com o pescoço erguido, lançando olhares impudentes; e quando andam, caminham afetadamente, fazendo um tilintar com os seus pés;'' (Isaías 3:16-grifo meu)
 
Olhares despudorados, cínicos, desavergonhados, cheios de seduções e de lascívias... e para quem, elas lançavam esses olhares, e quem admiravam os jeitos delas andarem?

Obviamente, os homens carnais, que eram atraídos pelos laços malignos, cedendo as concupiscências da carne e dos olhos; sendo despertados compulsivamente a cobiçarem e a desejarem sexualmente essas mulheres!

O profeta Isaías continua descrevendo as características dessas mulheres, que se preocupavam com as suas aparências físicas, com as maneiras de seduzir os homens através dos seus olhares, das suas roupas, do modo, de andarem e de se comportarem. Demonstrando assim, estarem totalmente entregues as vaidades, as soberbas, as materialidades físicas e financeiras. E pior, sendo mulheres ímpias, que não se preocupavam com estado espiritual, nem o declínio moral do seu povo, nem tampouco, os delas; e também, não se preocupavam com a situação de penúria que viviam os desvalidos, os pobres, os mendigos.

E o pior, os seus comportamentos eram totalmente inapropriados, indignos, e iravam e desagradavam a Deus; recaindo sobre elas o juízo iminente, pois elas seriam punidas pelas iniquidades praticadas. O SENHOR iria despojá-las de todas as vaidades e elas seriam escravas dos senhores do seu povo!

''Portanto o Senhor fará tinhoso o alto da cabeça das filhas de Sião, e o Senhor porá a descoberto a sua nudez,

Naquele dia tirará o Senhor os ornamentos dos pés, e as toucas, e adornos em forma de lua,

Os pendentes, e os braceletes, as estolas,

Os gorros, e os ornamentos das pernas, e os cintos e as caixinhas de perfumes, e os brincos,

Os anéis, e as jóias do nariz,

Os vestidos de festa, e os mantos, e os xales, e as bolsas.

Os espelhos, e o linho finíssimo, e os turbantes, e os véus.

E será que em lugar de perfume haverá mau cheiro; e por cinto uma corda; e em lugar de encrespadura de cabelos, calvície; e em lugar de veste luxuosa, pano de saco; e queimadura em lugar de formosura.

Teus homens cairão à espada e teus poderosos na peleja.

E as suas portas gemerão e prantearão; e ela, desolada, se assentará no chão''. (Isaías 3:17-26)

Creio, que esses versículos são alertas tão atuais e gritantes para nós, mulheres. A vontade de Deus não muda com o passar do tempo, ela continua soberana; Ele não nos criou para sermos extremamente vaidosas, orgulhosas, insanas, consumidoras compulsivas; nem tampouco agirmos como prostitutas (elas, pelo menos, assumem as suas ''profissões'',  e são mais verdadeiras, não se escondem, são ímpias, cobram por ser utilizados os seus corpos). Mas as mulheres ''ditas de família'',  livres, sem serem tementes a Deus, se vendem de graça, fartamente, como mercadorias expostas nos açougues, nos supermercados, nos botequins das esquinas.
 
É tão triste ver as próprias mães incentivando as filhas ainda tão jovens, a se comportarem como mulheres; a se maquiarem demasiadamente, a  se vestirem tão despudoradamente despertando as lascívias nos homens, inclusive até nos idosos. Postando fotos nas redes sociais, como se fossem deusas, mulheres especiais, só por se mostrarem fisicamente belas. Outro dia, fiquei totalmente estarrecida, ao acessar o G+ e ver uma jovem, bem jovem ainda, totalmente nua. Fiquei tão entristecida, pelo caos moral e espiritual que paira sobre o nosso povo, o nosso país e sobre o mundo. Então me lembrei, que o filho de Noé, Cam, foi amaldiçoado a sua descendência (o seu filho Canaã), por ter descoberto a  nudez do seu pai, quando ele estava embriagado. Imagine, o que acontecerá com todas as mulheres que praticam essas abominações, como se fossem motivos de elogios, de aplausos e das curtições nas redes sociais.  (Gênesis 9:20-27)
 
Gerações de mulheres tão vaidosas, soberbas,  insanas, bem longe de Deus!
 
Que legados, que exemplos deixaremos para as nossas descendências?
 
De sermos livres sexualmente, prósperas financeiramente, realizadas profissionalmente; mas tão corruptas e decadentes moralmente e espiritualmente.
 
Que homens estamos atraindo para serem os nossos amigos, os nossos colegas de trabalho,  os nossos namorados, os nossos noivos, os nossos esposos?
 
Estamos despertando neles admiração, respeito, elogio exaltando a nossa dignidade, a nossa virtude, a nossa pureza, a nossa ingenuidade?
 
Ou estamos os constrangendo, criando embaraços, laços que eles caem tão facilmente pelo nosso modo de interagir, se relacionar,  se vestir, se comportar, andar, olhar, postar fotos nas redes sociais. Pense bem nessas indagações, reflexões.
 
Tudo que abordei aqui, são orientações de acordo a Palavra de Deus. Não deixem de ler outros versículos que abordam sobre como as mulheres devem viver e se comportar dignamente, segundo a vontade soberana do Senhor. (1 Coríntios 11:6; 1 Timóteo 2:9; 1 Pedro 3:3,4)

Não faço apologia contra as mulheres se cuidarem fisicamente, estarem belas, bem vestidas, ou tirarem fotos;  não é isso, mas devemos ter cautela e prudência no modo que priorizamos a nossa estética e a nossa aparência. Não devemos ter apegos a nossa carne, alimentar extremamente a nossa vaidade; e o pior jamais usar o nosso corpo como forma de atrativo, de chamariz, para obter controle, domínio sobre um homem, sendo uma pedra de tropeço para ele. Não defraudar, nem permitir ser defraudada.
 
Já imaginou se priorizássemos a leitura da Bíblia, invés de ficarmos tantas horas nos salões de beleza, ou nos shoppings centers comprando roupas, inúmeros pares de sapatos, acessórios, maquiagens, bijuterias, joias, etc...abarrotando os nossos guarda-roupas, outras vezes, nos endividando nos cartões de crédito.
 
Enfim, espero, oro e creio, que, a cada dia, seremos inspiradas pelo Espírito Santo, a nos comportarmos sabiamente e dignamente,  sendo mulheres e servas peregrinas, vivendo uma experiência espiritual apenas num corpo material (pó);  mas sabendo que somos estrangeiras, que o nosso lar não é aqui; e que almejamos e sonhamos ver o nosso Rei esplendoroso com toda Sua formosura; e para que isso ocorra, precisamos  ter os nossos olhos puros, inocentes como os das pombas, que despertem regozijo, admiração e exaltação do nosso amado mais amado Senhor Jesus Cristo!
 
 
Os teus olhos verão o rei na sua formosura, e verão a terra que está longe. (Isaías 33:17)







 

2 comentários:

  1. Oi.bom dia!
    Paz seja contigo.
    Você é muito boa pra escrever.
    Visitei seus blogs e pude perceber que todos têm conteúdo edificante.
    Certamente voltarei para ler seus blogs,em especial CARTAS PERFUMADAS PARA VOCÊ.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, querida Adriana!

    Fiquei muito feliz com a sua visita tão dignificante aos meus blogs; espero que sempre me visite e seja edificada de alguma maneira. Pois os meus escritos são como espelhos cristalinos que sempre refletem o recôndito do meu coração, dos meus pensamentos, das minhas meditações, das minhas orações.

    Desejo e oro que o Espírito Santo te toque, te exorte, te revele, te console, te guie, te inspire poderosamente, te revele a vontade soberana de Deus para a sua vida.

    Graça e paz lhe seja multiplicadas. Um grande abraço. Beijos.


    ResponderExcluir